sexta-feira, 30 de julho de 2010

Bater ou corrigir?

Com a polêmica veinculada na mídia nos últimos dias "do bater ou corrigir nossas crianças", achei esse artigo bem propício e reflexisivo, escrito pelo radialista Amilton Menezes da rede Novo Tempo.Gostaria de dividir com vocês.

A polêmica de “bater” ou não nos filhos continua. A proposta do governo, enviada ao Congresso no começo deste mês, “estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante”.

Hoje o Datafolha publicou uma pesquisa interessante sobre o assunto. A amostragem confirmou o que se imaginava. A maioria dos brasileiros já apanhou dos pais. E também já bateu nos filhos. E mais: é contra o projeto do governo federal que proíbe as palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças.

Dos 10.905 entrevistados, 54% disseram ser contra o projeto. 36% concordam com a proposta do presidente Lula. Outro detalhe da pesquisa é que os meninos costumam apanhar mais, e as mães (69%) batem mais do que os pais (44%). No total, 72% disseram ter sofrido castigo físico. 16% destes afirmaram que isso acontecia sempre.

“Bater” é uma expressão muito pesada. Prefiro chamar de “correção”. Os defensores da correção física são contundentes. Os contrários, também. Quando menino, levei algumas palmadas e beliscões. Confesso que não fiquei traumatizado e foram extremamente importantes para corrigir rotas e tendências não tão positivas.

Como pai, também usei dessas atribuições. A esposa, confirmando a pesquisa, um pouco mais. Porém, sempre com equilíbrio. E o equilíbrio, sem dúvida, é o “x” da questão. Antes da correção, propriamente dita, uma conversa séria, franca. A criança precisa entender as razões da “punição” ou das “chineladas”. É a hora da verdade. E é a hora onde a raiva, “surpreendentemente”, esvai-se rapidamente. Ganha o pai e ganha a criança.

Por isso, prefiro ficar com a Bíblia. “Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.” Provérbios 23:13 e 14.

Fonte: Novo Tempo/rádio

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Arte com Papel Higênico- Animais

Bichinhos com tubos de papelão


Olha só que idéia legal que encontrei para fazer usando os tubos de papelão (rolos de papel higiênico, papel alumínio, filme plástico), basta seguir os moldes e recortar o papel que desejar formando os bichos. Essa atividade pode ser feita com crianças na escola ou em casa, vai ser muito divertido.

Clique nos moldes para ampliá-los.
molde do sapo molde do cão molde do gato molde da ovelha molde do urso molde do hipopótamo

Fonte: Sonho Lilás

Pintura em Tecido

Andando pela Net, procurando novas idéias úteis e baratas, encontrei esse tesouro.
Pintura com giz de cera em tecido, fiquei tão encantada, e para não perder decidi postar por aqui. Muito legal.
Esse programa foi exibido na Tv Canão Nova e quem nos proporciou essa deliciosa aula foi a professora e artesã Vera Lúcia Cunha.


Estava inspirada mesmo, rss.... vi tanta coisa interessante que acabei selecionando algumas das tantas idéias maravilhosas , abaixo receitas fácéis e baratas que encontrei no site: SONHO LILÁS - Dicas de Artesanato

A primeira é a receita da termolina caseira que foi usada no trabalho acima.

TERMOLINA CASEIRA

Para quem não sabe, a Termolina é um impermeabilizante para tecidos, isopor e papel. A termolina serve para evitar o desfiamento de bordados e para fazer endurecer o crochê. Você também pode passar a termolina sobre as figuras para découpage deixando-as impermeabilizadas.

Você vai precisar de: cola branca comum, álcool líquido (não serve álcool em gel) e água.

Misturar:

- 2 medidas de cola branca;
- 1 medida de água;
- 1/2 medida de álcool líquido.

Use a medida que achar necessária, pode ser colher, xícara, copo, etc. Por exemplo, se for usar colher de sopa você vai misturar 2 colheres de cola branca com 1 colher de água e meia colher de álcool, fácil né?

Misture tudo em uma vasilha e mexa até obter consistência homogênea, como um creme.

Obs: Essa receita serve para ser usada toda de uma só vez, não pode ser guardada, por isso faça pequenas quantidades, só o suficiente para usar.
/////////////////
TINTA CASEIRA PARA CRIANÇAS

Material:
1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha de trigo ou amido de milho; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores).

Preparo:

1 – Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso.
2 – Deixe esfriar e junte o vinagre.
3 – Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).
4 – Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.
5 – Para usar, distribua entre as crianças pedaços de cartolina.
6 – Retire a tinta do pote com uma colher e deixe-as desenhar com as mãos.
7 – Coloque os trabalhos para secar à sombra.

Menino e Menina em E.V.A.

Menino e menina em E.V.A

Crianças encantodoras como essas devem ficar lindas em portas de quarto e em painéis de escola. Elas são feitas em e.v.a, muito meigas não?

Clique nos moldes para ampliar a imagem e salvar em seu computador.

molde 1 molde 2 molde 3 molde 4
Fonte: SONHO LILÁS